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Orientação educacional e suas ações no contexto atual da escola
Rangel, Mary
Editora Vozes
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Introdução, 9
1 A Orientação Educacional e o bullying, 11
2 A separação dos pais, os alunos, a Orientação Educacional, 16
3 A Orientação Educacional nos casos de doenças graves ou morte na família do aluno, 19
4 Orientação Educacional e resiliência, 23
5 A Orientação Educacional no contexto da diversidade, 26
6 A Orientação Educacional e os “diferentes” na escola, 29
7 A Orientação Educacional e as questões sensíveis das identidades de gênero na escola, 32
8 A Orientação Educacional e os alunos com deficiências físicas e mentais na escola, 35
9 Orientação Educacional: princípios e práticas de inclusão, 39
10 Orientação Educacional, Projeto Político-Pedagógico e inclusão, 43
11 A Orientação Educacional e os alunos em situação de risco, 47
12 Orientação Educacional e liderança, 51
13 A Orientação Educacional e a atenção à sala de aula, 55
14 A Orientação Educacional e as relações humanas na escola, 59
15 A Orientação Educacional e a (in)disciplina: o orientador educacional é um “disciplinador”?, 63
16 A Orientação Educacional para o trabalho, 68
17 A Orientação Educacional e os alunos com altas habilidades, 72
18 A Orientação Educacional como especialidade pedagógica, 76
19 Existem “qualidades naturais” que são requisitos ao exercício da Orientação Educacional?, 81
20 A Orientação Educacional como profissão, 85
21 Orientação Educacional: o foco no aluno e seu acompanhamento durante a escolaridade, 90
22 A Orientação Educacional no currículo, 93
23 A Orientação Educacional sobre “como se estuda”, 97
24 A Orientação Educacional e as “sessões de estudo” sobre “como estudar”, 101
25 A ética na Orientação Educacional, 104
26 Onde está o orientador educacional na escola? Onde encontrá-lo? Qual é o lugar e o significado de seu “atendimento”?, 108
27 O orientador educacional é um “especialista” ou um educador?, 111
28 Dimensões da tutoria como prática de Orientação Educacional nos cursos de graduação, 116
29 A Orientação Educacional na tutoria e na preceptoria no Ensino Superior, 121
Considerações finais, 125
Referências, 127
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