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Vidas ameaçadas
Arroyo, Miguel G.
Editora Vozes
72,00
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Sumário
De imagens quebradas a vidas ameaçadas – Apresentação, 9
Parte I – Que vidas ameaçadas?, 25
1 Educação pública ameaçada. Seus docentes-educadores ameaçados. Por
quê?, 27
2 Vidas ameaçadas? De quem?, 33
3 Que vidas mais ameaçadas, de que coletivos sociais?, 45
4 Coletivos criminalizados por lutar por políticas afirmativas das diferenças, 59
Parte II – Que ameaças? De quem? Por quê?, 75
1 Crianças que sabem-se ameaçadas e por quem, 77
2 Ameaçar vidas ameaça o direito à vida, 81
3 Vidas não vivíveis porque não reconhecidas vidas de humanos, 89
4 Vidas não protegidas para a segurança de outras vidas que exigem proteção, 100
5 A pobreza ameaça vidas, 106
Parte III – Que exigências-respostas éticas, 119
1 Violência moral ameaçadora de vidas, 121
2 O drama ético chega às escolas, à EJA. Outra ética docente-educadora?, 128
3 O valor da vida em crise: que exigências éticas por recuperar o valor da
vida?, 135
4 Afirmar, defender o valor da vida humana, 144
5 As mães “órfãs” de filhos que o Estado levou, 152
6 Aprender das mães a ética de proteger as vidas ameaçadas dos filhos, 155
7 Corpos precarizados que interpelam nossa ética profissional, 162
8 A função ética da Pedagogia: reconhecer que toda vida merece ser vivida, 175
9 Tempos de um anti-humanismo político, ético, pedagógico?, 188
10 Reafirmar identidades afirmativas da educação, dos educandos
-educadores, 205
11 Vida precária, vida passível de luto, 216
12 Tomar partido em defesa do direito a vidas humanas, 222
13 Por que exigências-respostas éticas da educação, da docência?, 231
14 Vidas ameaçadas que exigem justiça e ética, 240
Referências, 251
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