Vidas ameaçadas

Arroyo, Miguel G.
Editora Vozes

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Sumário De imagens quebradas a vidas ameaçadas – Apresentação, 9 Parte I – Que vidas ameaçadas?, 25 1 Educação pública ameaçada. Seus docentes-educadores ameaçados. Por quê?, 27 2 Vidas ameaçadas? De quem?, 33 3 Que vidas mais ameaçadas, de que coletivos sociais?, 45 4 Coletivos criminalizados por lutar por políticas afirmativas das diferenças, 59 Parte II – Que ameaças? De quem? Por quê?, 75 1 Crianças que sabem-se ameaçadas e por quem, 77 2 Ameaçar vidas ameaça o direito à vida, 81 3 Vidas não vivíveis porque não reconhecidas vidas de humanos, 89 4 Vidas não protegidas para a segurança de outras vidas que exigem proteção, 100 5 A pobreza ameaça vidas, 106 Parte III – Que exigências-respostas éticas, 119 1 Violência moral ameaçadora de vidas, 121 2 O drama ético chega às escolas, à EJA. Outra ética docente-educadora?, 128 3 O valor da vida em crise: que exigências éticas por recuperar o valor da vida?, 135 4 Afirmar, defender o valor da vida humana, 144 5 As mães “órfãs” de filhos que o Estado levou, 152 6 Aprender das mães a ética de proteger as vidas ameaçadas dos filhos, 155 7 Corpos precarizados que interpelam nossa ética profissional, 162 8 A função ética da Pedagogia: reconhecer que toda vida merece ser vivida, 175 9 Tempos de um anti-humanismo político, ético, pedagógico?, 188 10 Reafirmar identidades afirmativas da educação, dos educandos­ -educadores, 205 11 Vida precária, vida passível de luto, 216 12 Tomar partido em defesa do direito a vidas humanas, 222 13 Por que exigências-respostas éticas da educação, da docência?, 231 14 Vidas ameaçadas que exigem justiça e ética, 240 Referências, 251